Você já reparou como as pessoas estão mais expostas ultimamente? Vários fatores contribuíram para esse aumento da exposição pessoal, como maior acesso ao celular e ao e-mail, perfis nas mídias sociais, necessidade de maior interação no trabalho, na escola, e assim por diante. Nesse contexto, qualquer pretensão de desenvolvimento pessoal deve incluir uma boa comunicação, você concorda?
Em variados momentos da nossa vida cotidiana há a necessidade de expressar-se bem, seja na apresentação de um trabalho na faculdade, em uma reunião de negócios, no processo de vendas, na apresentação de uma ideia, na delegação de uma tarefa ou na vivência familiar. Saber se comunicar é fundamental e fará toda diferença.
A comunicação, basicamente, é um processo que envolve um emissor, um receptor e a transmissão de uma mensagem. Contudo, esse relacionamento vai além de uma simples troca de informação e requer a compreensão do que foi transmitido – eis um grande desafio do ato comunicativo.
Aqueles que não sabem se comunicar com eficiência, que não são capazes de se fazer entendidos, colocam em cheque a sua credibilidade e em um mundo tão competitivo correm o risco de perder grandes oportunidades.
Ouso dizer que a comunicação é a primeira chave para abrir as portas de um caminhar bem sucedido. Perceba que até mesmos os animais desenvolvem uma maneira de se comunicar por meio dos diversos sons emitidos na natureza e muitas vezes esses artifícios são responsáveis por garantir a sobrevivência de um bando.
E se na natureza a comunicação é algo tão vital, imagine para os seres humanos. Você já havia pensando nisso? O ato de saber se comunicar é a principal ferramenta do entendimento e do envolvimento em um relacionamento.
Vivemos em uma época em que a comunicação deve ser cada vez mais ágil, objetiva, de fácil assimilação e transparente. As pessoas estão buscando sempre mais por informação a fim de conquistar um diferencial competitivo, mas de nada adianta ter muita informação e não saber utilizá-la.